Ultimamente, ouço quase diariamente essa pergunta. E, acompanho com interesse o assunto.
Recentemente surgiu uma notícia a respeito de uma artista que fez “obras de arte” utilizando o ChatGPT. O burburinho em volta do assunto, se deu, porque ela colocou à venda em uma exposição de arte, quadros feitos pela ferramenta. Na divulgação de sua coleção, apresentou vídeos do seu dia a dia, pintando as obras e explicando um novo conceito através da restauração das obras do pintor pós-impressionista Van Gogh denominando as peças como uma releitura das técnicas do renomado pintor. Telas, com uma perfeição de linhas própria de automação e algumas imperfeições, digamos, peculiares - pessoas com mais dentes que o normal, olhos derretidos, 6 dedos - entre outros. Quando as pessoas questionaram, ela veio a público explicar, que as imagens realmente foram impressas utilizando o meio. A “arte” foi apresentada no evento e oferecida a venda por valores entre dois mil e seis mil reais por quadro.
Se formos pensar objetivamente, Van Gogh, no quadro O Grito pintou uma figura andrógina, e, é verdade que as artes precisam ser interpretadas. Então, se um artista quiser ele pode representar uma pessoa com características incomuns, como por exemplo 6 dedos e até 2 queixos, visto que a licença poética permite. Certo? É, tudo isso, pode ser considerado como verdade, até mesmo pode ser uma narrativa utilizada para uma justificativa. Mas, seja como for, isso causou uma crise de ética e de imagem para os envolvidos.
No meu ramo de atividade, posso listar outros perrengues, como por exemplo, existem livros de capa a capa feitos através do uso do ChatGPT, com erros crassos de escrita, linguagem, e onde falta conexão.
Ocorrências desse tipo, a meu ver, prejudicam a língua, a identidade cultural e a economia de um país. Pense comigo, qual legado estes profissionais estão deixando? Você adquiriria esses produtos?
Penso, que a revolução tecnológica, traz facilidades a vida profissional. Podemos observar áreas, como a de ciências tecnológicas, que têm se beneficiado muito do uso de ferramentas de inteligência artificial ,e, com isso nós que utilizamos seus serviços, também nos beneficiamos. Ganhamos tempo!
Inegavelmente, essa novidade está aí para ficar, são recursos a nossa disposição e que dependem da interação homem x máquina. Usada como uma ferramenta para a melhoria de nossos processos, será uma boa aliada já que oferece soluções próximas as de um operador biológico.
Toda tecnologia, pode ser usada, de uma maneira ética ou não e quanto a isso não podemos fazer nada.
Sabemos que humanos são únicos e não só querem, mas precisam conectar-se a outros humanos!
留言